Notícias

A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. sediou hoje (04) o workshop Avanços no setor ferroviário por meio da transformação digital. Promovido em parceria com a empresa Bentley Systems, o evento buscou ilustrar a transformação digital resultante das soluções tecnológicas que integram todas as etapas de uma ferrovia, desde o planejamento até a manutenção da via.
Na abertura do encontro, o superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da VALEC, Alex Rampazzo, o assessor de Relações Institucionais da empresa, Breno Simonini Teixeira, e o engenheiro Bruno Costa registraram a relevância do workshop por estimular transferência de conhecimento, networking e sinergia entre instituições públicas e privadas do setor de infraestrutura, destacando, também, a presença de colegas do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes; EPL – Empresa de Planejamento e Logística; e outros parceiros do segmento ferroviário. Em seguida, passaram a palavra aos palestrantes da Bentley Systems Otávio Gonçalves e Andres Fatoreto, que apresentaram as soluções tecnológicas disponíveis hoje para a infraestrutura.

Pioneirismo
A VALEC vem se consolidando como empresa pública pioneira no uso de tecnologia de ponta para o desenvolvimento da infraestrutura ferroviária do país. Além da promoção de workshops, simpósios e intercâmbio de conhecimento, um dos exemplos mais reconhecidos e premiados pelos especialistas do setor é o uso de drones e de imagens via satélite para o monitoramento da faixa de domínio.

Clique na imagem a seguir para abrir a galeria de imagens:

Texto: Ana Caichiolo
Imagens: Ana Caichiolo e Fernando Freitas