Notícias

No último mês, Rafael Castello Branco, presidente da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., apresentou aos membros da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio – CTLOG – a missão e a visão de futuro da estatal no novo cenário da infraestrutura ferroviária.

A CTLOG é uma câmara temática em funcionamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2005, composta por representantes de 63 órgãos e entidades dos setores privado e público. Tem como objetivo central agregar áreas da economia ligadas ao agronegócio responsáveis por toda a cadeia produtiva, incluindo transporte, armazenamento até a exportação das commodities brasileiras. Nesse contexto, a partir desta que foi 71ª reunião da Câmara, a VALEC passa a participar como convidada permanente das reuniões, tendo em vista sua atuação como braço governamental responsável pela viabilização da infraestrutura ferroviária nacional.

ctlog 2

Olhar voltado para o mercado

Castello iniciou sua fala registrando a satisfação em ser convidado para participar da reunião do CTLOG e poder apresentar a nova visão da VALEC na construção de melhores caminhos para a infraestrutura brasileira. “A nossa empresa existe para ser relevante para a sociedade. Temos uma posição central na infraestrutura, pois nos relacionamos dentro e fora do Governo Federal. Queremos aprofundar nosso relacionamento com o mercado apresentando os nossos ativos, que são de grande importância para a cadeia produtiva. ”

Dentre as funções da VALEC, Castello destacou que não se trata somente da construção de ferrovias, mas que a empresa tem conhecimento aprofundado e atua na elaboração de estudos, projetos, presta suporte no monitoramento e fiscalização da ferrovia e faixa de domínio e oferece ao mercado um ativo fundamental na cadeia produtiva, que são as áreas de pátios multimodais, fundamentais para o ciclo de escoamento da produção nacional.

“Hoje, enxergamos uma janela de oportunidades, pois existem recursos para investimento no setor produtivo e nos ativos de infraestrutura. Cabe à VALEC conhecer a fundo a demanda e, estar aqui neste fórum, é uma excelente oportunidade de ouvir os usuários, os fornecedores de serviços, o setor produtivo e conhecer a visão agregada do setor de logística. A VALEC quer conversar com os participantes do mercado. Nossa missão é transformar a VALEC em uma empresa com foco na entrega de ativos ferroviários para a sociedade”, encerrou Castello Branco.


Confira aqui a apresentação da VALEC na 71ª reunião da CTLOG

TEXTO: Ana Caichiolo

Imagem: Laura Almeida