Acesso à informação
ROF disponivel para consulta Oferta da Capacidade de Transporte da FNS Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

notícias

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 7 de novembro de 2013

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A esclarece matérias publicadas pela imprensa por conta do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), intitulado Fiscobrás 2013.

FIOL

Em relação às obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), a Valec esclarece que não há dano potencial “decorrente de serviços não realizados ou executados com baixa qualidade...”, como alega o TCU, pois as obras dos lotes 5 (Riacho da Barroca – fim da Ponte do Rio São Francisco), 5A (Ponte do Rio São Francisco), 6 (início da Ponte do Rio São Francisco – estrada vicinal de acesso a BR-135) e 7 (Estrada Vicinal de acesso a BR-135 – Rio das Fêmeas), não foram iniciadas e somente o serão quando da anuência dos órgãos de controle.

As obras dos referidos lotes foram suspensas pelo Tribunal de Contas em dezembro de 2011. Desde então, a Valec e o Ministério dos Transportes têm tomado todas as providências cabíveis para o atendimento das solicitações e recomendações do Tribunal.

Como resultado desse esforço efetivo, o TCU revogou a suspensão cautelar do lote 5 da FIOL em outubro deste ano, entendendo que as ações tomadas pela Valec reduziram incertezas e riscos da obra.

Ademais, a Valec apresentou todos os documentos referentes aos lotes 5A, 6 e 7 da FIOL em que demonstra que já adotou as soluções e medidas corretivas apontadas pelo Tribunal para toda a extensão da obra, aguardando apenas análise da Corte de Contas.

FNS

Em relação aos contratos da Ferrovia Norte-Sul (FNS), nos quais o TCU recomendou o bloqueio orçamentário na Lei de Orçamento Anual de 2014, a Valec informa que se encontram rescindidos.

Valec / Assessoria de Comunicação Social


Voltar