Notícias

VALEC finaliza inventário de trecho da Ferrovia Norte-Sul subconcedido

A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias finalizou e apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU) nesta segunda-feira (3) detalhes sobre o trabalho da inventariança do trecho da Ferrovia Norte-Sul (FNS) subconcedido em março deste ano para a empresa Rumo S.A.  

O inventário do trecho entre Porto Nacional/TO e Estrela d’Oeste/SP foi apresentado ao secretário-geral da Presidência do TCU, Maurício Ferreira Wanderley, e ao diretor da Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária Rherman Radicchi Teixeira Vieira.  

O TCU havia emitido acórdão com especificações necessárias para o documento que conclui a entrega da FNS à Rumo. Segundo Maurício Wanderley, a VALEC quebrou um paradigma, superando as expectativas do órgão, pois foi além das recomendações ao acrescentar dados georreferenciados de ocorrências ambientais e informações detalhadas da gestão da faixa de domínio, entre outros.   

Munida desse trabalho realizado pela VALEC, a subconcessionária estará a par do estado de conservação e operação da ferrovia em nível de detalhe adequado à complexidade dos bens que serão transferidos, como recomendava o TCU.  

Para José Luis Vianna, diretor-presidente interino da VALEC, o monitoramento constante da FNS realizado pelas áreas técnicas da Empresa foi fundamental para a celeridade na elaboração do documento.  

"Foi uma união do trabalho que já estava sendo realizado na VALEC. A Comissão Especial de Inventariança da FNS entendeu que a integração desses dados, com complemento do levantamento final de campo, atenderia àquilo que o TCU pediu”, disse.  

Para o registro dos dados que compõem o documento, a equipe responsável pelo inventário da FNS utilizou tecnologia de ponta para possibilitar que todo o trecho concedido seja visualizado por meio de imagens via drones/satélites.


Texto: Danielle Ribeiro e Lucas Ludgero/ASCOM