Notícias

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) foi apresentada, nesta manhã, para autoridades municipais de Guanambi, município de 80 mil habitantes, localizado no oeste baiano. O evento aconteceu na sala de reuniões da prefeitura, contando com a presença do prefeito Charles Fernandes Silveira Santana, vereadores e representantes da sociedade civil organizada não só de Guanambi, mas de municípios vizinhos.

Essa foi a última das quatro apresentações previstas para esta semana. As demais aconteceram em São Desidério, São Félix do Coribe e Serra do Ramalho, locais onde estão previstas instalações de canteiros de obras da FIOL.

O cronograma para início da construção ainda não está definido, mas a expectativa da VALEC é de que as máquinas comecem a trabalhar ainda no primeiro semestre de 2014.

Dentre os questionamentos apresentados pelos presentes, a localização de fósseis em Guanambi, na área por onde passará a ferrovia, gerou bastante curiosidade. Foi explicado que a VALEC, ao identificar a existência de fósseis, firmou convênio com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para que pesquisadores fizessem a coleta e identificação do material encontrado. Quando em buscas no município em meados de janeiro, os paleontólogos identificaram fósseis de preguiça gigante, um parente do tatu e uma espécie de cervídeo. Outras buscas ainda serão realizadas futuramente.

Crédito das imagens: divulgação VALEC


Texto: Assessoria de Comunicação