Notícias

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Superintendência de Meio Ambiente promoveu o evento “Cotidiano e Responsabilidade Ambiental” na última terça (12/6), no auditório do edifício sede. Organizado em três momentos, o encontro contou com palestras, lançamento de livro e sorteio.

No primeiro momento, o Diretor-Presidente, Handerson Cabral, o Diretor de Planejamento, Márcio Aquino, o Diretor de Administração e Finanças, Leyvan Leite Cândido, o Diretor de Operações, Marcus Almeida, o Diretor de Engenharia, Luiz Carlos Tanezini, e, a Superintendente de Meio Ambiente Paula Tagliari, compuseram a mesa de abertura do evento.

“O meio ambiente está presente em todos os momentos da nossa vida”, ressaltou o Diretor-Presidente da VALEC, Handerson Cabral. “E o que realmente precisamos é se conscientizar sobre o nosso papel não só como cidadão, mas também como uma empresa pública, devemos tratar, falar, demonstrar, e dar exemplo”, completou.

Em seguida, a Superintendente de Meio Ambiente, Paula Tagliari, apresentou a todos o resultado de um longo trabalho que une textos e fotos da Ferrovia Norte-Sul.

O livro “FNS – Integrando o Brasil” faz um resgate do começo da história da FNS, abordando assuntos como arqueologia, proteção e preservação da flora e fauna, qualidade ambiental da obra, e ainda revela o trabalho que a VALEC presta às comunidades mais frágeis. “O livro faz uma abordagem do trabalho que a SUAMB vem desenvolvendo sobre a gestão ambiental nos processos de licenciamento”, afirmou Tagliari.

O livro contou com a participação dos funcionários da SUAMB, com colaboradores da SUDES e da SUCON, com apoio da ASCOM e da empresa PROSUL. Em breve estará disponível para todos acessarem em PDF no site da VALEC.

Posteriormente, a advogada Regilene Santos do Nascimento, ministrou uma excelente palestra sobre “Os riscos ambientais do trabalho e a dignidade do trabalhador”. Ela apontou os riscos do trabalho (físico, biológico, mecânico, químico e ergonômico), que considera como um “dever” e não como mero “direito” e ressaltou a responsabilidade de cada um na promoção de um ambiente adequado na realização de suas tarefas.

A segunda palestra do dia foi ministrada pelo Marcos Sant’Anna que discorreu sobre a eficiência energética e apresentou as metas compulsórias para redução das emissões de carbono.


Texto: ASCOM