Notícias

Nesta semana, está acontecendo, em São Paulo, a quarta edição da feira DroneShow, importante evento voltado para profissionais e empresas que atuam no setor de drones ou que utilizam o equipamento.

A VALEC, uma das empresas mais representativas do setor de Transportes como usuária de RPAS/VANT e Imagens de Satélite (são 3.285 km de ferrovia monitorados), participa do evento representada pelos colaboradores da SUDES (Superintendência de Desapropriação), Júlio Fernandes e Bruno Costa, que apresentaram hoje (16) seminário com o tema:

“Monitoramento de faixa de domínio, com o uso de solução integrada (VANT e Imagem orbital de alta resolução), para apoio aos processos de desapropriação e fiscalização requeridos para implantação das obras de infraestrutura ferroviária no Brasil”.

Durante a apresentação, Júlio e Bruno explicaram como os voos de drones e o uso de satélite trouxeram maior controle e segurança no monitoramento da faixa de domínio das nossas ferrovias e, consequentemente, maior eficiência na manutenção do patrimônio público.

Também prestigiou o evento e a apresentação dos colegas da SUDES o diretor de planejamento da VALEC, Márcio Aquino, que destacou o pioneirismo da empresa no uso de drones. “A VALEC se consolida como empresa pública precursora no uso dessa tecnologia na gestão de riscos e monitoramento. Hoje, nossa empresa fornece imagens de drones e satélites para o TCU em suas auditorias, tornando todo o processo mais transparente“.

O engenheiro Bruno Costa (SUDES) apresenta o monitoramento da faixa de domínio.

O engenheiro Julio Henriques (SUDES) expõe sobre a técnica de monitoramento.

Bruno (à esquerda) e Julio (à direita) acompanhados do Diretor de Planejamento, Márcio Aquino (ao centro).

Gustavo Amancio (SUDES FIOL), Julio Henriques, Marcio Aquino, Bruno Costa e André Oening (SUDES GO).


(texto: ASCOM)