Notícias

Nesta semana, a VALEC promoveu a palestra “Pesquisa de Clima Organizacional”, a qual buscou apresentar aos colaboradores da empresa como o mapeamento do clima organizacional dentro da instituição pode auxiliar no desdobramento de políticas para sanar as necessidades e anseios dos empregados. Com essa pesquisa, a empresa dá início à execução do projeto Gestão por Competências, fruto de um termo de cooperação celebrado entre a VALEC e a Universidade Federal do Pará – UFPA, entidade que possui expertise na prestação de serviços de consultoria do tema.

O evento ocorreu em dois momentos. No primeiro dia (24/04), a palestra foi direcionada aos gestores e, no segundo (25/04), a todo o corpo funcional.

Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração, Pedro Duarte de Oliveira, destacou as diversas inovações e melhorias institucionais que a VALEC vem implementando. Em seguida, o presidente interino, Handerson Cabral Ribeiro, convocou todos os gestores a abraçarem a Gestão por Competências e estimular os empregados a responderem a pesquisa de clima organizacional, que é uma ferramenta importante no processo de gestão.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional – GESTCOM, da Universidade Federal do Pará – UFPA, com o intuito de desenvolver um planejamento para realizar melhorias, valorizar o capital humano e promover uma evolução no ambiente organizacional. O palestrante, o professor doutor Thiago Costa, compartilhou com os participantes experiências e resultados positivos obtidos com os diversos parceiros que adotaram a Gestão por Competências em parceria com o GESTCOM.

Segundo o Superintendente de Recursos Humanos, Mauro Fatureto, todos osfuncionários devem ser francos ao responder a pesquisa de clima organizacional e, no encerramento do evento, reafirmou o compromisso do GESTCOM e da VALEC com a preservação do anonimato dos respondentes.