Notícias

Depois de 40 dias de intensos cuidados, a VALEC se despediu de Joe, uma ave carcará que foi encontrada ferida na faixa de domínio do Lote 1 da Extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul, em Goianira (GO). Na última quinta-feira, ela foi entregue completamente restabelecida ao Centro de Triagem de Animais Selvagens (CETAS) do Ibama, em Goiânia (GO).

O biólogo André Soller, coordenador do programa de resgate da Extensão Sul, contou que o carcará estava com uma pata quebrada e precisou ser encaminhado para uma clínica veterinária especializada em animais exóticos, em Goiânia. Depois de submetido à cirurgia para a colocação de pinos, Joe foi cuidado pela veterinária Elizangela Albuquerque, do Centro Voluntário de Reabilitação de Animais, em Anápolis (GO).

Os pinos cirúrgicos foram retirados na terça-feira da semana passada e o animal permaneceu em observação na clínica por dois dias. Confirmada sua recuperação total, foi hora de entregá-lo ao Ibama. Dentro de oito meses, quando as penas das asas estiverem grandes o suficiente, ele deverá ser solto.

Apesar da sensação de missão cumprida, fica a saudade de Joe, que foi batizado pelos próprios empregados da VALEC que se apegaram ao animal. “A gente se envolve, é claro, mas não é saudável para ele ser domesticado. O lugar dele não é com a gente”, reconheceu Soller.

O biólogo contou, orgulhoso, que a ave, no final do tratamento, já era capaz de agarrar firmemente com a pata que antes esteve ferida. “Joe está pronto para sobreviver na natureza”, afirmou.

Carcará encontrado ferido é entregue ao IBAMA após recuperaçãoCarcará ferido recebeu o nome de Joe


Crédito do texto e imagem: SUAMB/VALEC