Notícias

Dando continuidade às ações do Mês da Mulher, a Valec recebeu, nesta quarta-feira (21), a socióloga Roseli de Oliveira, coordenadora da Coordenação Geral de Políticas Temáticas de Ações Afirmativas da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), para palestrar sobre o tema Descriminação Racial. O encontrou contou com um café da manhã de acolhida para os funcionários que participaram do evento.

O dia 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1960, como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Dessa forma, a ONU homenageou as 69 pessoas mortas na favela de Sharpeville, na África do Sul, durante protesto pacífico contra as leis "do passe" impostas pelo regime de apartheid.

Com foco nas relações sociais e institucionais, a palestrante deu voz a assuntos voltados à estimulação de políticas públicas e à promoção da igualdade de gênero e raça. Inicialmente, Roseli discorreu brevemente sobre o contexto histórico brasileiro até chegar à conjuntura atual e convidou todos os presentes a refletir sobre a situação da população não branca no Brasil. "A história do nosso país é baseada na violência ao índio, à mulher e ao negro. Precisamos mudar esse cenário com ações afirmativas e mudanças estruturais", destacou Roseli.

Um dos pontos de maior destaque do evento foi o esclarecimento de termos e conceitos utilizados no cotidiano, mas que nem sempre têm seus significados claros para a população, como preconceito, discriminação, machismo, assédio moral, sexual, entre outros.

Todos os eventos promovidos durante este Mês da Mulher foram realizados por iniciativa da equipe do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Valec, que busca melhorar as relações institucionais da empresa e dar visibilidade a assuntos de suma importância no âmbito social.