Notícias

A VALEC prevê que o transporte de cavaco (madeira triturada) que parte de Porto Nacional/TO com destino ao Pátio de Anápolis/GO deve ser concluído em meados de março. O transporte foi iniciado em dezembro quando partiu o primeiro de um total de 17 trens necessários para o carregamento e descarregamento de 20 mil toneladas de carga.

A viagem percorre os 855 quilômetros do trecho de concessão da VALEC na Ferrovia Norte-Sul. O trabalho de carregamento leva aproximadamente 12 horas. Em sequência, o trem segue por uma viagem de 30 horas até Anápolis onde os vagões são descarregados em aproximadamente 24 horas.

O transporte ferroviário está sendo feito pela VLI (empresa de logística), por meio de um contrato com a Valec de venda de direito de passagem no trecho. A carga pertence à Granol, empresa dedicada à produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais e biodiesel.

A previsão é que novos contratos sejam fechados este ano entre a iniciativa privada e a VALEC no intuito de aumentar a circulação de trens e fomentar de maneira crescente o transporte ferroviário e o desenvolvimento regional. Da parte da VALEC, o trecho está em plenas condições operacionais e com todas as licenças de operação concedidas pelos órgãos fiscalizadores.


Texto: ASCOM