Notícias

O trem chegou por volta das 5 horas da tarde desta quarta-feira

Um volume de 20 mil toneladas de cavaco de madeira (termo usado na indústria para designar a madeira triturada utilizada como combustível) começaram a ser transportadas pela Ferrovia Norte-Sul no trecho de concessão da VALEC (Palmas/TO – Anápolis/GO).

O transporte ferroviário está sendo feito pela VLI (empresa de logística), por meio de um contrato com a Valec de venda de direito de passagem no trecho. A carga pertence à Granol, empresa dedicada à produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais e biodiesel.

O trabalho de descarregamento da madeira triturada.

O primeiro carregamento de aproximadamente 2.000 toneladas saiu na madrugada desta terça-feira (20) do Pátio de Porto Nacional, a 70 km de Palmas/TO, com destino ao Pátio de Anápolis/GO onde está sendo descarregada na fábrica da Granol. A carga foi distribuída em 44 vagões puxados por duas locomotivas. A chegada ocorreu na tarde desta quarta-feira (21). O trajeto tem 855 quilômetros de extensão.

Novos carregamentos serão realizados até o fim de fevereiro. A previsão é que sejam necessários 17 trens para completar o transporte.

O trecho da Ferrovia Norte Sul compreendido entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO) está em plenas condições operacionais e com licenças de operação concedidas pela ANTT e IBAMA.

Da parte da VALEC, as iniciativas para implantar as condições operacionais adequadas para o incremento do transporte na Ferrovia Norte Sul estão acontecendo, como a disponibilização à iniciativa privada, através de processo de licitação de áreas para a implantação de polos de carga, a exemplo de Anápolis (GO) e Gurupi (TO).


Matéria e imagens: Assessoria de Comunicação