Notícias

Enquanto o volume de obras da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) segue em constante crescimento, a Valec realiza a compra dos trilhos que vão ligar o litoral baiano (Ilhéus) ao interior do estado (Barreiras).

A compra de 147.056 toneladas de trilhos do tipo UIC-60E2 será realizada por meio de licitação na modalidade pregão presencial internacional. O edital (português e inglês) está disponível para consulta no site da Valec.

Como o Brasil não conta com uma empresa fabricante de trilhos, o material será produzido no exterior e transportado até o porto de Ilhéus. A empresa contratada será responsável por fornecer os trilhos, descarregá-los do navio, removê-los do cais até o terminal, fazer a descarga no armazém e nacionalizá-los.

A licitação subdivide-se em cinco lotes distintos. Três vão atender o trecho Ilhéus−Caetité, e dois vão atender o trecho Caetité−Barreiras. O licitante poderá participar em quantos lotes forem de seu interesse.

A operação subsequente que inclui o carregamento do produto em armazém/pátio após sua nacionalização e seu transporte até os canteiros de obra serão objeto de outro processo licitatório.

O valor máximo de contratação está previsto em R$ 559 milhões (esse valor será reajustado de acordo com o dólar do dia anterior ao pregão). A entrega das propostas está marcada para o dia 18 de setembro, no edifício sede da Valec, em Brasília.

A primeira remessa de trilhos deve chegar ao Brasil três meses após a assinatura do contrato.

Funcionário trabalha na construção de dormentes, peças sobre as quais os trilhos serão fixados


Crédito da imagem: divulgação VALEC

Texto: Assessoria de Comunicação