Acesso à informação
A FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE LESTE - FIOL

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) interligará as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Serão aproximadamente 1500 quilômetros de Figueirópolis, em Tocantins, até Ilhéus, no litoral baiano. A construção da ferrovia visa a atender, principalmente, a produção de grãos do Oeste da Bahia e a exploração de minério de ferro, típica da região de Caetité, na área central do estado. A ferrovia deverá, em breve, substituir parte do transporte de carga realizado hoje através das rodovias. A FIOL foi subdividida em trechos, conhecidos como lotes de construção. Os lotes 1 a 4, de Ilhéus a Caetité, começaram a ser construídos em 2011. Três anos depois, teve início a construção dos lotes 5 a 7, de Caetité a São Desiderio. O restante da ferrovia está em fase de planejamento


Objetivos -FIOL

  • Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância;
  • Favorecer a multimodalidade;
  • Interligar a malha ferroviária brasileira;
  • Propor nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração por meio do terminal portuário de Ilhéus/BA; e
  • Incentivar investimentos, que irão incrementar a produção e induzir a processos produtivos modernos

Benefícios -FIOL

  • Reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos;
  • Aumentar a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional;
  • Interligar os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, o que proporcionará melhor desempenho econômico de toda a malha ferroviária;
  • Incentivar os investimentos, a modernização e a produção;
  • Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional;
  • Reduzir a emissão de poluentes;
  • Reduzir o número de acidentes em rodovias.

Estados e municípios influenciados diretamente pela ferrovia

Tabela de Estados e municípios influenciados diretamente pela ferrovia

 

Diagrama Unifilar da Ferrovia de integração Oeste leste - FIOL

Diagrama Unifilar 1: Ferrovia Norte Sul - FNS