Acesso à informação

EF-354 - Ferrovia Transcontinental

Trecho Vilhena/RO - Porto Velho/RO

Mapas da Ferrovia Vilhena/RO - Porto Velho

Com estimados 770 km de extensão, o trecho interligará a região produtora de grãos e outros produtos agroindustriais do oeste do estado de Mato Grosso e do Sul de Rondônia à Hidrovia do Rio Madeira, em Porto Velho. Estabelecerá um corredor logístico intermodal importante para acesso aos portos de Itacoatiara/AM e Santarém/PA, que são vias de exportação e importação relevantes em direção à América do Norte, Europa e Ásia.

Situação Atual

Conforme novas diretrizes governamentais, o referido trecho será estudado pautado nas determinações do Procedimento de Manifestação de Interesse - PMI Ferrovias, previsto no Decreto nº 5.977, de 01/12/2006, no qual o Poder Público concedente pode solicitar à iniciativa privada a elaboração dos projetos, estudos e afins, na modelagem definida pelo governo Federal.

O termo de referência para o estudo foi disponibilizado aos interessados no endereço eletrônico http://pilferrovias.antt.gov.br onde consta as características da infraestrutura e as orientações para elaboração dos estudos. Os mesmos deverão conter elevado nível de detalhamento, em especial dos custos de investimento, possibilitando sua posterior licitação.

No seguinte endereço eletrônico é possível identificar os editais e comunicados relevantes ao referido trecho a ser estudado http://pilferrovias.antt.gov.br/index.php/content/view/1724/Sapezal_MT___Porto_Velho_RO.html

A implementação dos trechos objeto destas PMIs terá efeito direto sobre a capacidade de escoamento da produção nacional, ao proporcionar alternativas logísticas para regiões de crescente produção.