Acesso à informação

EF-151 - Ferrovia Norte-Sul - FNS

Trecho Palmas/TO – Uruaçu/GO – Anápolis/GO

Mapa Palmas/TO - Uruaçu/GO - Anápolis/GO

O trecho de Palmas/TO a Anápolis/GO, com 855 km de extensão propulsionará o crescimento socioeconômico da região e permitirá conectar todo o Brasil com o sistema ferroviário.

A FNS é considerada hoje um centro logístico para o país. Inicialmente será transportado 4 mil toneladas de minério de ferro. O uso da ferrovia possibilitará a redução dos custos de logísticos e melhorias nos serviços de transporte.

Com a entrega deste trecho o governo retorna para a sociedade a determinação política de desenvolver o país e fazer com que o modal ferroviário seja uma realidade no sistema de transportes brasileiro.

Em Figueirópolis/TO a FNS se conectará a Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL o que permitirá o acesso ao Porto Sul. Esse porto será construído nas proximidades de Ilhéus/BA, e está em processo de estudos. Em Campinorte/GO se interligará a Ferrovia de Integração do Centro Oeste – FICO, estabelecendo um canal com a maior região produtora de soja do país, no estado de Mato Grosso.

O investimento executado no PAC foi de R$ 4,28 bilhões.

Situação atual

Os 855 km do trecho entre Palmas/TO e Anápolis foram concluídos e entregues em 22 de maio de 2014. Com a inauguração do trecho, a FNS passa a ser a ferrovia estruturadora do Sistema Ferroviário Nacional, a qual possibilita o acesso a vários portos e corredores de exportação.

Com isso, a Valec antecipará a aplicação do modelo open access de circulação de trens de carga, que permite a utilização da ferrovia por diversos transportadores ferroviários, devidamente autorizados. O modelo aberto, adotado na Europa com resultados positivos, permite que empresas ofereçam o transporte de carga com composições próprias em ferrovias controladas pelas concessionárias responsáveis por sua infraestrutura.

Etapas do trecho Palmas/TO–Uruaçu/GO–Anápolis/GO

Etapas do trecho Palmas/TO–Uruaçu/GO–Anápolis/GO