Acesso à informação

EF-151 - Ferrovia Norte-Sul - FNS

Trecho Estrela d’Oeste/SP – Panorama/SP

Mapas do trecho Estela d’Oeste–Panorama/SP

De Estrela d’Oeste/SP, a FNS avança até a localidade de Panorama/SP, às margens do Rio Paraná, numa extensão de 264 km. Esse prolongamento proporcionará nova alternativa de transporte para a produção agroindustrial do oeste paulista e leste de Mato Grosso do Sul.

Em Panorama/SP, a FNS se conectará com a EF–366, operada pela ALL- América Latina Logística, outro acesso alternativo ao Porto de Santos/SP e ao polo econômico e industrial de São Paulo. Futuramente se conectará, também, com a EF-267–Ferrovia do Pantanal, que atravessará o estado de Mato Grosso do Sul em direção às cidades de Dourados e Porto Murtinho/MS, às margens da hidrovia do Paraguai.

O EVTEA desse trecho, contratado pela VALEC, foi finalizado em maio de 2012, com investimento previsto do PAC de R$ 0,89 bilhão.

Situação atual

Parte integrante do Programa de Investimentos em Logística – PIL, lançado pelo Governo Federal em 2012, estabelece um novo modelo de parceria público-privado. Tendo em vista suas diretrizes, a Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT propôs um modelo de outorga que, entre outros, delega sua construção ao setor privado.

No sítio eletrônico www.antt.gov.br, está publicado aviso de Tomada de Subsídios nº 006/2013, com objetivo de obter contribuições e informações adicionais para discussão das Minutas de Edital e do Contrato de Concessão.

Etapas do trecho Estela d’Oeste–Panorama/SP

Etapas do trecho Estela d’Oeste–Panorama/SP