Acesso à informação

EF-151 - Ferrovia Norte-Sul - FNS

Trecho Barcarena/PA – Açailândia/MA

Mapa Barcarena/PA - Açailândia/MA

A partir de Açailândia/MA a FNS prosseguirá em direção ao Norte, até Barcarena, no Estado do Pará. São aproximadamente 477 km de extensão concebidos com o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário nacional e estabelecer a sua interligação com o Complexo Portuário de Vila do Conde, no Pará.

A implantação desse trecho proporcionará uma nova logística regional de transporte de minério de ferro e o desenvolvimento da exploração de outros minerais, bem como, viabilizará nova alternativa para o escoamento da produção de açúcar, milho, etanol, soja e seus subprodutos farelo e óleo na área de influência da ferrovia.

O EVTEA desse trecho, contratado pela VALEC, foi finalizado em maio de 2012, com investimento previsto no PAC de R$ 3,7 milhões.

Situação atual

Parte integrante do Programa de Investimentos em Logística – PIL, lançado pelo Governo Federal em 2012, o qual estabelece um novo modelo de parceria público-privado. Tendo em vista suas diretrizes, a Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT propôs um modelo de outorga que, entre outros, delega sua construção ao setor privado.

No sítio eletrônico www.antt.gov.br, está publicado aviso de Tomada de Subsídios nº 005/2013, com objetivo de obter contribuições e informações adicionais para discussão das Minutas de Edital e do Contrato de Concessão.

Etapas do trecho Barcarena/PA–Açailândia/MA

Etapas do trecho Barcarena/PA–Açailândia/MA