Somos a Infra S.A., uma empresa pública federal dedicada a melhorar a vida dos brasileiros por meio da infraestrutura com foco na prestação de serviços de planejamento, estruturação de projetos, engenharia e inovação para o setor de transportes. Vinculada ao Ministério dos Transportes a Infra S.A. é resultado do processo de incorporação da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) pela VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., previsto no decreto nº 11.081, de maio de 2022 e concluído no dia 30 de setembro de 2022.

Planejamento

Conduzido pela Infra S.A, o planejamento de longo prazo amplia eficiência da alocação dos recursos destinados à infraestrutura para integrar e aumentar a competitividade do país. Desta a forma, a Infra S.A. contribui para o desenvolvimento econômico e social do país. É desse planejamento que são listados os empreendimentos prioritários para atender a Política Nacional de Transportes do Ministério da Infraestrutura.

Para isso, a estatal conta com uma equipe especializada de técnicos e um centro de inteligência que reúne dados e informações de todo os segmentos que envolvem a logística de transportes.

O uso de metodologias para análise de custo-benefício e estruturação de projetos de infraestrutura define a origem dos investimentos para os empreendimentos e fomenta a participação do setor privado nos programas de arrendamento, concessão, parcerias e desestatização de ativos públicos. A experiência e o conhecimento dos profissionais da Infra S.A. permitem que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, terminais ferroviários e terminais portuários sejam realizados dentro dos padrões de excelência ambiental, social e de governança.

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental de obras de infraestrutura de transporte também é conduzido pela Infra S.A. A empresa atua na interlocução com os órgãos ambientais e conduz os estudos que resultam na emissão das licenças que são entregues aos concessionários responsáveis pelas obras. Assim, a Infra S.A. traz celeridade para que os empreendimentos possam sair do papel e gerar benefícios para a sociedade. A empresa também atua na gestão fundiária das áreas impactadas pelas obras de seus projetos.

DT'e

A Infra S.A. contribuirá na implantação do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), de forma a atender as premissas estabelecidas para a sua geração e emissão, bem como na incorporação gradual dos diversos documentos relacionados ao transporte de cargas. 

A finalidade será criar uma Plataforma Digital, Tecnológica e Eficiente, que permita a integração incremental de dados, para a geração e emissão do documento. Tais conceitos e objetivos são fundamentais e necessários ao cumprimento das disposições da Lei nº 14.206, de 27 de setembro de 2021, que instituiu o DT-e.

Ferrovias da Infra S.A.

Com vasta experiência na execução de grandes obras de engenharia ferroviária, a Infra S.A. atua na construção da Ferrovia de Integração-Oeste Leste (FIOL) e na fiscalização dos investimentos realizados pelo setor privado na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). Além disso, a Infra S.A. pode oferecer serviços de consultoria e projetos para empresas que receberam autorizações do governo para construção de ferrovias, com base na Lei Federal nº 14.273/21.

Esse conhecimento permite que a Infra S.A. a forneça diversos serviços para o mercado e para estados e municípios interessados em desenvolver a infraestrutura.