Acesso à informação
FNS em Operação Ouvidoria Operações ROF disponivel para consulta Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul

meio ambiente e sociedade

Responsabilidade social

A VALEC, na execução dos seus empreendimentos, procura definir políticas e diretrizes que visam dar celeridade ao processo de melhoria da infraestrutura de transportes, sem, contudo, deixar de levar em consideração os aspectos social e ambiental. Na realização das desapropriações, respeita o direito de propriedade, garantia fundamental do homem, e, ao mesmo tempo, procura mitigar os impactos tanto para as obras quanto para os proprietários atingidos.

Além da justa indenização a ser paga aos proprietários desapropriados, respeitando-se todos os preceitos legais e administrativos, há a constante preocupação em manter o diálogo com comunidades frágeis que serão atingidas pelo traçado das ferrovias, como exemplo, assentamentos frutos da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas, buscando assim um equilíbrio entre as partes.

O impacto ambiental também faz parte da responsabilidade social da VALEC, visto que toda atuação da empresa é pautada na busca incessante em utilizar os meios menos impactantes a determinados nichos ecológicos e para o meio ambiente em geral.

Outro ponto merecedor de atenção está relacionado aos sítios arqueológicos encontrados em toda a extensão da ferrovia. Existe a preocupação na guarda e conservação de todo material encontrado, servindo de objeto ao estudo da história, não só regional, como também de toda uma civilização.


Voltar

Voltar para a página inicial