Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia de Integração Oeste – Leste Ferrovia Norte-Sul Ferrovia Norte-Sul Pregão Eletrônico - Internacional - 09/2013 Programa de Investimento em Logística

Ferrovias

Ferrovia de Integração Oeste – Leste

O trecho entre os municípios de Ilhéus, no Estado da Bahia, e Figueirópolis, no Estado do Tocantins, com 1.527 km de extensão, pretende contemplar as regiões produtoras de minério de ferro de Caetité e Tanhaçu, no Sul do Estado da Bahia e as produtoras de grãos no Oeste daquele Estado e Sudeste do Tocantins.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste se constituirá num eixo ferroviário que dinamizará o escoamento da produção do Estado da Bahia e servirá de elo para interligar aquela região aos outros pólos do país, através da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, em Figueirópolis (TO), e com a nova opção comercial que se agregará ao projeto com reestruturação do sistema portuário de Ilhéus. A ferrovia formará um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.

Além de promover o desenvolvimento dos estados da Bahia e Tocantins, a Ferrovia de Integração Oeste – Leste, junto com a Ferrovia Norte-Sul, vai induzir o desenvolvimento de todo o país.

Para ratificar esta informação, é possível afirmar que a produção de grãos do Centro – Oeste, principalmente do estado do Mato Grosso, será escoada pelo Porto Sul, em Ilhéus, utilizando as Ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste. Com isso, atenua-se o fluxo de caminhões sentido Porto de Paranaguá e reduz-se, significadamente, o custo do frete (transporte) e, por consequência, o custo Brasil.

Municípios pelos quais a Ferrovia passa:

Bahia

Barreiras, Correntina, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe, Guanambi, Malhada, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Aracatu, Brumado, Caetité, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Pindaí, Rio do Antônio, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Tanhaçu, Aiquara, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagiba, Jitaúna, Ubaitaba, Ubatã e Uruçuca.

Tocantins

Alvorada, Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Figueirópolis, Gurupi, Lavandeira, Novo Alegre, Paraná, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sucupira, Taguatinga e Taipas do Tocantins, além de Campos Belos (GO).

Dados Ilhéus(BA) - Caetité(BA) 537 km

Segmento Lote Extensão (Km) Ação Situação Atual
Terminal Ilhéus/BA - Rio Preguiça/BA 1 125 Obra Em construção
Rio Preguiça/BA - Riacho Jacaré/BA 2 119
Riacho Jacaré/BA - Rio de Contas/BA 3 115
Rio de Contas/BA - Riacho Barroca/BA 4 178

Dados Caetité/BA - Barreiras/BA 485 km

Segmento Lote Extensão (Km) Ação Situação Atual
Riacho da Barroca/BA - Fim da ponte do Rio São Francisco/BA 5 162,1 165 Licença de Instalação Aguardando
Ponte sobre o Rio São Francisco/BA 5A 2,9
nício da ponte Rio São Francisco/BA - Estrada vicinal acesso a BR-135/BA 6 159
Estrada vicinal acesso a BR-135/BA - Rio das Fêmeas/BA 7 161

Dados Barreiras/BA - Figueirópolis/TO 505 km

Segmento Lote Extensão (Km) Ação Situação Atual
Rio das Fêmeas/BA - Córrego Landi/TO A definir 125 Projeto Executivo Em elaboração
Córrego Landi/TO - Rio Palma/TO 123
Rio Palma/TO - Rio São Miguel/TO 110
Rio São Miguel/TO - Início da ponte do Rio Tocantins/TO 70,2 147
Ponte sobre o Rio Tocantins/TO 1,7
Fim da ponte do Rio Tocantins/TO - Km 987+241/TO 75,1

Mapa do trecho


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